João Ricardo Sílvia Bifes Fátima Miguel

sexta-feira, setembro 30, 2005

Biografia



Os Sugar são uma banda de música portuguesa, da cidade de Odivelas. A banda, que existe desde Agosto de 1995, é constituída por 5 elementos: baixo, bateria, teclado e duas guitarras. Uma delas sustentada pela voz.

Tendo-se, inicialmente, denominado Sugar Baby Condoms, recentemente encurtou o nome para Sugar.

De forma genérica, pode-se dizer que a sonoridade base da banda se remete a um pop/rock com uma vincada personalidade de glamour, acentuada na sua homogeneidade que por vezes é mais sensível e, outras, se complementa numa envolvente sonoridade alternativa.

A banda colocou, recentemente, o seu álbum estreia à venda nas lojas Fnac. O objectivo, entre outros, é promover e divulgar o trabalho dos Sugar. De entre os oito temas que se podem encontrar neste cd, destaca-se o tema "Secret Men" já que é acompanhado por um videoclip.

Nesta altura, uma das metas da banda é dar-se a conhecer, cada vez mais, ao publico em geral.

Os Sugar não têm manager, distribuidor ou editora. Assim sendo, todos os feitos conseguidos pela banda, até à data, têm sido alcançados por auto-suficiência o que por vezes dificulta o campo de acção da banda.

De Agosto de 1995 até agora, a banda passou a fasquia dos 100 espectáculos que incluem: festivais de música moderna; concertos em bares, escolas, pavilhões de câmaras municipais e juntas de freguesia e os, incontornáveis, concursos de música, etc.

Em 1999 os Sugar, ainda sob o nome de Sugar Baby Condoms pisaram solo inglês na sequência de terem ganho o 4º festival de música moderna de Palmela. Tiveram, então, a possibilidade de gravar 3 temas na cidade de Leicester e ainda uma versão, em remix, de um dos temas (“Wooden doubt”), produzida por Joe Stin, que está presente neste primeiro cd.

quinta-feira, setembro 29, 2005

Sugar e os Concursos

Tal como a maioria das bandas, uma das formas de mostrarem o seu trabalho é participando em concursos de música moderna, que todos os anos se realizam de norte a sul do país, esperando obterem o 1º lugar e ganharem alguma projecção, e mais alguma visibilidade. Além disso, os prémios em jogo funcionam como elemento motivador a esta banda, tal como a outras. Desde o inicío dos Sugar (Agosto de 95) até a data de hoje, já participámos em mais de 30 festivais desse género, tendo recolhido alguns primeiros lugares que serviram de ajuda para fazer alguns investimentos.
Odivelas, Loures, Pinhal Novo, Lorinhã e Paleão são alguns dos festivais nos quais os Sugar participaram e ganharam. Apesar das vitórias, o rumo desta banda nunca melhorou, ao contrario do que esperávamos. Nunca surgiu uma editora, um manager, ou alguém que quisesse apostar neste projecto. Apesar de almejarmos que o rumo natural das coisas fosse, dali para a frente, haver uma passagem do underground, e de tocar no "recreio", para aquele impulso em que tudo acontece e se transforma (e onde em vez de tocarmos para 300 pessoas tocassemos para 3000 que cantassem as nossas letras)... isso não aconteceu dessa forma. No entanto, ainda que transformar o sonho em realidade esteja a ser difícil, continuamos a tocar, se preciso for, nesses concursos para que mais pessoas conheçam o nosso trabalho e para tentarmos ganhar sempre alguma coisa para podermos investir depois. Foi com os prémios obtidos que financiámos a realização do nosso àlbum, clip, capa, etc, e não por termos uns pais ricos, ou "amigos" influentes nos sectores mais convinientes. Mas, cada um, tem o que merece...

segunda-feira, setembro 19, 2005

Sugar no Porto


Mais uma das longas viagens dos Sugar... desta vez até ao Porto. Já tinha saudades! Apesar dos 300 Kms, e picos, que nos distanciam, vale sempre a pena visitar aquela cidade, e a zona ribeirinha.
E assim, ao longo dum breve fim-de-semana, fizemos a nossa mini tour pelas Fnacs de Sta Catarina, Gaia shopping e Norte Shopping. Devo confessar que, das 3 Fnacs em que tocámos, terá sido a do Norte Shoping onde tivemos a nossa melhor prestação, apesar de ter sido a última em que actuámos. No Sábado, quando chegámos, foi uma correria: montar material, tocar, desmontar, tocar e desmontar material... Depois fomos à procura de uma pensão para dormir. Estava complicado até que lá descobrimos uma bela pensão, alías: residêncial. Para quem já jogou ao “Resident” na Playstation, para terem uma ideia: os quartos, e toda a casa, pareciam o cenário do jogo, o que foi muito fixe! Dormimos bem e foi baratito... Só não sei quem entrou no quarto onde estavamos eu, o João (guitarrista) e o Ricardo (baterista) e disse: "Desculpem... (isto entre gargalhadas), ao que o João reage: "Quem é que tá ai?" lol. Isto deviam ser umas 5h da manhã.
Vendemos 2 cds no Norte Shoping e nem sequer estávamos à espera disso... lol mas cativámos lá um fã de 11 anos, que já começa a dar uns toques de guitarra e que até tocou connosco no checksound, daí a venda dos cds... lol... Obrigado!

sexta-feira, setembro 09, 2005

Sugar em Almada

Não é todos os dias que tocamos em formato acústico. No fórum de Almada arriscámos e não correu nada mal. As músicas ganham outra expressão e o som ficou mais apelativo para quem se passeava pelo fórum. Desde os pais com os filhos até às pessoas de meia idade, este formato torna os sons mais limpos e mais apelativos ao ouvido. É mais convidativo. Foi interessante ver as músicas transformadas. Penso que vendemos um cd. Foi uma boa experiência!

sábado, setembro 03, 2005

Sugar no Algarve

As poucas vezes que descemos até ao sul, não nos permitem perceber como é o público desta região. Tocar num dia de jogo de Portugal no Estádio Nacional de Faro, na Fnac do Algarve Shopping, acreditem que é complicado. Mas, como não poderia deixar de ser, na hora do checksound, havia um Islandês que seguia os nossos passos atentamente e, claro, a conversa começou antes e prolongou-se para depois do concerto. E assim se venderam mais 2 cds... lol... Na hora do concerto ele estava acompanhado por uma amiga filandesa mas que falava muito bem português. Trocámos várias ideias sobre os países: questões culturais, sociais, etc. e é certo que fizemos mais dois fãs. Para mim, esta Fnac é a que mais prima pela estrutura do fórum, e o som estava muito bom.